sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Poderia ser Francisco


(Clique nas fotos para aumentar)

Mais do que suprimir a vontade de ser pai, ter um filho é algo, sem dúvida, que nos deixa mais humanos. Acompanhando este triste drama dos refugiados sírios, vemos muitas imagens de pais fugindo com seus filhos, tentando, nada mais que isso, dar um futuro melhor àquela criaturinha que desde cedo foi obrigada a enfrentar as mazelas de uma guerra.

Imagine você, ou eu, com seu filho ao colo, andando na chuva, fugindo da guerra, sem comida, sem muita esperança? São imagens mais que necessárias para abrir os olhos do mundo. Quem tem filhos sabe muito bem que a publicação destas imagens passa longe do sensacionalismo – é necessária para nos lembrar que isso poderia acontecer com qualquer um, inclusive nós, por que não?

A foto acima, do talentosíssimo fotógrafo Yannis Behrakis, da Reuters, é outra destas dos refugiados sírios que nos dá aperto no coração. Seria uma foto linda, não fosse a circunstância.

Aliás, Yannis tem fotos belíssimas desta triste parte de nossa história. Confira:


Hoje é aniversário do meu filho Francisco. Nasceu num 11 de setembro, mas cinco anos depois da fatídica data norte americana. Francisco é um dos meus mensageiros de paz, aquele que nos lembra, todo dia, que precisamos colocar nossa existência à disposição dos bons sentimentos humanos. Parabéns, meu querido!



CRiga

4 comentários:

  1. Parabéns, Cauê!
    Pela sensibilidade no texto. Pelo Francisco. E pelo Caetano.

    João Carlos Amaral

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Cauê. Realmente, sempre que vejo crianças nessas situações penso se não poderia ser um filho meu. Imediatamente vem a vontade de ajudar. Talvez o fotógrafo tenha isso como parte da intenção: sensibilizar. E é um serviço quando consegue despertar solidariedade.

    Marcos Vicente

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meu irmão. A gente olha essas imagens, depois olha para os filhos e não tem como não nos emocionar. Que Deus abençoe o seu Chico, os meus filhos e todos aqueles que estão passando por dias de sobrevivência... Abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cauê, ou melhor Francisco!!! Vocês são muuuuuito especiais!

    ResponderExcluir